terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Emater capacita agricultores familiares para o manejo de sistema agroflorestal

No período de 13 a 17 deste mês, 125 famílias de produtores familiares do município de São Miguel do Guamá, nordeste do Estado, serão capacitados para dar início ao plantio de espécies energéticas (Ingá e Acácia Manjo) e frutíferas (açaí, banana, abacaxi, pupunha e cupuaçu). O projeto, denominado “Tijolo Verde”, está sendo desenvolvido em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor), Pará Rural e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O projeto piloto, que será desenvolvido em Sistema Agroflorestal (Saf’s), visa garantir uma renda extra para os agricultores familiares, agregando valor a produção. O projeto garante a cada família 400 mudas, que serão doadas a custo zero, produzidas pela Emater. Aos agricultores também serão garantidas, mecanização da área e correção do solo.

O levantamento das espécies a serem cultivadas foi realizado através de um diagnóstico participativo, por intermédio da Emater e do Ideflor. Todas as espécies cultivadas terão a primeira colheita a partir do terceiro ano, já com mercado garantido. O Ingá e a Acácia Manjo, transformados em carvão, abastecerão as cerâmicas e as casas de farinhas local, quanto as espécies frutíferas, abastecerão o comércio regional.
 

Veiculo: www.agenciapara.com.br
Publicado em 07 de fevereiro de 2012
Leia na integra: http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=93028

0 comentários:

Postar um comentário