quarta-feira, 25 de abril de 2012

Consenso, criação de superintendência pode agilizar setor de base florestal

A criação de uma superintendência para tratar do desenvolvimento florestal em Mato Grosso foi definida, nesta terça-feira (24.04), em reunião entre o governador Silval Barbosa, parlamentares e representantes de sindicatos do setor de base florestal. O objetivo é dar mais celeridade aos licenciamentos referentes a manejo. A audiência aconteceu na Sala de Reunião Garcia Neto, no Palácio Paiaguás.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Vicente Falcão, explica que com a superintendência todos os processos de licenciamento referentes a manejo vão tramitar separadamente. “A superintendência vem compor a estrutura de Governo para que o setor de base florestal do Estado, seja de floresta nativa ou de floresta plantada, possa complementar o desenvolvimento de Mato Grosso”, declarou.

Ainda segundo Falcão, serão formados grupos de trabalho para realizar estudos ligados a esta questão. Um deles deve analisar criação de uma secretaria ou autarquia ligada à base florestal para o próximo ano. Outra equipe, diz o secretário, deverá verificar – dentro da atual legislação – o que está entravando o processo de licenciamento, a fim de dar mais agilidade ao setor.

Para o diretor do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), José Eduardo Pinto, as decisões tomadas no encontro são satisfatórias, considerando que a superintendência será específica para tratar dos projetos deste setor, separando-os dos demais processos. Já com o grupo de trabalho, destaca, será possível discutir a criação de uma secretaria de desenvolvimento florestal. “É um setor que gera emprego e renda e precisa ser fomentado para que continue tendo a importância que tem em nosso Estado”, defendeu.

Veículo: http://www.expressomt.com.br
Publicado em 24 de Abril de 2012
Leia na íntegra: http://www.expressomt.com.br/matogrosso/consenso-criacao-de-superintendencia-pode-agilizar-setor-de-base-florestal-10942.html

0 comentários:

Postar um comentário