quarta-feira, 25 de abril de 2012

Lançamentos marcam comemoração dos 39 anos da Embrapa

As pesquisas desenvolvidas pela Embrapa no Acre resultaram em três publicações que serão lançadas durante as comemorações de 39 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A Árvore do Conhecimento Manejo Florestal, o Sistema de Produção de Sementes do Amendoim Forrageiro e a publicação Perfil da Produção de farinha mandioca artesanal no Território da Cidadania do Vale do Juruá farão parte do conjunto de publicações e tecnologias que marcam os eventos realizados no dia 24 e 25 de abril, na sede da empresa em Brasília, DF.

No ano em que o Brasil recebe a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (Rio+20), a tônica das comemorações dos 39 anos da Embrapa não poderia deixar de ser a sustentabilidade. Nessa perspectiva, a Embrapa lança, a Árvore do Conhecimento Manejo Florestal, uma ferramenta web da Agência de Informação Embrapa, que reúne conteúdo sobre manejo florestal empresarial, manejo florestal comunitário e manejo florestal não-madeireiro.

A Árvore do Conhecimento Manejo Florestal, resultado da parceria entre a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF), a Embrapa Acre (AC) e a Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP), oferece informações validadas da pesquisa agropecuária desenvolvida pela Embrapa e parceiros.

Para o autor da AC Manejo Florestal, o pesquisador da Embrapa Acre (Rio Branco, AC) Luiz Claudio de Oliveira, a publicação da árvore é uma oportunidade para divulgar os modelos de manejo florestal para um público amplo e em ambiente Web. “Normalmente, as florestas são reconhecidas pelo seu papel ambiental e social. A Árvore do Conhecimento do Manejo Florestal é uma forma de destacar o valor econômico da floresta e como a pesquisa científica tem contribuído para o uso sustentável deste recurso natural e abundante no país”, afirma.

Na Árvore do Conhecimento, as informações estão organizadas de forma ramificada, composta de nós e subnós, abrangendo as fases de pré-produção, produção e pós-produção de produtos e processos agropecuários, além do acesso a recursos de informação na íntegra – texto, áudio, vídeo e ilustrações, que possibilitam o aprofundamento nos tema, de acordo com a necessidade de cada leitor. Para conhecer a nova árvore do conhecimento entre na página da Agência de Informação Embrapa: www.embrapa.br/agencia

Veículo: http://pagina20.uol.com.br
Publicado em 24 de Abril de 2012
Leia na íntegra: http://pagina20.uol.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=29038&Itemid=42

0 comentários:

Postar um comentário