quinta-feira, 26 de abril de 2012

Mini seminário sobre MFC em Manaus: "Diálogo pela floresta em Lábrea"

Manaus 23 e 24 de abril de 2012 . Participaram além de duas associações de urbanas de pequenos moveleiros e serrarias, a APEMOL e a ASMADEL, a Associação da ResEx Ituxi - APADRIT, o IEB, o IDESAM e o Govenro Estadual: ITEAM, IDAM e a Secretária Adjunta de Florestas, Sra Sila Mesquita.

A conversa foi boa e foi por duas linhas. A primeira foram as politicas públicas de fomento à economia da floresta, o estado da arte dessas politicas, a necessidade de reatriculação dos atores que estão nessa seara, o papel proativo das organizações de apoio que estão nessa lida. A segunda foi a questão específica de Lábrea, seus desafios, as sinergias que necessitam ser criadas. Encaminhamentos foram tirados e de fato são bem realistas e factíveis, onde podemos destacar o convite ao IEB de se incorporar às discussões sobre o manejo florestal sustentável no estado, isso no plano geral. No plano especifico, os encaminhamentos para ITEAM, IDAM e SEAFE para apoio ao manejo florestal em Lábrea - e aqui destacamos a disposição da SEAFE em discutir com a AFEAM o financiamento dos investimentos iniciais para o manejo da ResEx Ituxi. Além disso, destacamos a ideia da relaização de um estudo sobre a cadeia da madeira em Lábrea/Canutama em seus aspectos sociais e econômicos, de modo a que possamos balizar tecnicamente essa caminhada e dar uma enquadrada melhor no Estado. Após sua conclusão, a ideia é que este forum o apresente aos homens e mulheres de poder e debater na prática.
Estamos investindo em três frentes no municipio (MFC na ResEx Ituxi, discussão do Polo Moveleiro e uma área para manejo de impacto reduzido para o grupo dos pequenos moveleiros no assentamento PA Paciá) de modo que se faz necessário um estudo apontando os beneficios das possibilidades criados por essas frentes e diagnosticando e trazendo dados quantitativos que balizem projetos específicos para essas frentes no eixo Lábrea-Canutama. Outra notícia interessante é que o IDAM quer fazer um ACT com o IEB e pudemos discutir isso com afinco. A presença de Manuel Amaral, gerente do escritório de Belém, foi importantíssima, com a apresentação da experiência e metodologia do IEB e a troca de informações entre Pará e Amazonas, e o seu auxílio nas estratégias que estamos amarrando para Lábrea - nas palavras do Manuel, nosso "laboratório florestal".

A experiência que o Riva do IDESAM trouxe da RDS do Uatumã foi esclarecedora e sucitou diversas discussões de ordem técnica e tambem metodológica (organização social, arranjos interinstitucionais etc).

Bem gente, mais um passo dado numa missão que está longe de estar cumprida. Como dizia o Hobsbawn, não podemos ser otimistas, mas pessimistas sempre na perspectiva de que tudo nessa sociedade é dificil pros pobres. Demoramos - e aqui presto minha homenagem ao companheiro Gordon, cujo toque de "cuidado: só vamos entrar nisso quando sentirmos firmeza, porque em manejo tudo é complicado", nos deu a freada de arrumação no passado e nos permitiu esperar que condições objetivas fossem amadurecidas. Que ele esteja lá no Além rindo da gente e dando aqueles tapinhas de quando estava alegre (por Josi , Joe e Marcelo).

Fonte: IEB
Publicado em 26 de Abril de 2012
Autores: Josinaldo Aleixo, Marcelo Franco e Joedson

0 comentários:

Postar um comentário