sexta-feira, 25 de maio de 2012

Governador inicia parceria com o Grupo Orsa para o desenvolvimento do Sul do Amapá

O caminho para o desenvolvimento do Sul do Amapá começa a ser discutido pelo governo do Estado e o Grupo Orsa. O governador Camilo Capiberibe reuniu nesta quarta-feira, 23, com o presidente do Grupo, Sérgio Amoroso, e deram encaminhamento à parceria que pretende resolver o problema de regularização fundiária do Vale do Jari e, a partir dela, iniciar o planejamento para o desenvolvimento de ações nos setores agrícolas e de agroindústrias da região. A principal preocupação das partes é que a irregularidade das terras impossibilite os investimentos públicos e privados para o crescimento de negócios agrícolas de todos os portes.

O Grupo Orsa é um dos maiores do Brasil no setor de madeira, celulose e papel, com atuação também no mercado de produtos florestais não madeireiros. É referência mundial em manejo sustentável pela experiência produtiva no Vale do Jari, localizado entre o Pará o Amapá. A empresa tem 42 glebas de terras no Amapá, entre as quais 27 estão tituladas. Restam ainda 15 dependendo da liberação do GEA. A pendência do Estado com a empresa é que grande parte dos agricultores da região cultivam seus produtos em área pertencente à Jari Celulose, que faz parte do Grupo Orsa.

Durante o encontro, ficou evidente o interesse do GEA e dos empresários em fazer um encontro de contas para que o problema seja solucionado, e as discussões para o desenvolvimento econômico da região seja realidade. Com a equalização, o processo de regularização vai beneficiar o Estado, a empresa e, principalmente, os agricultores, que terão as terras asseguradas, em condições de trabalhar e gerar benefícios próprios e para a comunidade em geral.

Como encaminhamento da parceria, o governador Camilo assina, nesta quinta-feira, 24, o Acordo de Cooperação Técnica com o Grupo Orsa, que prevê o desenvolvimento comum de ações e negócios sustentáveis para o fortalecimento da região Sul do Estado. Na sexta-feira, 25, o governador e sua equipe fazem uma visita técnica em Monte Dourado, onde está implantado o Projeto de Manejo Florestal do Grupo Orsa.

Veiculo: http://www.correaneto.com.br
Publicado em 24 de maio de 2012
Leia na integra: http://www.correaneto.com.br/site/noticias/26036

0 comentários:

Postar um comentário