sexta-feira, 25 de maio de 2012

Serviço Florestal capacita quilombolas e ribeirinhos em Oriximiná

Um dos principais polos de comunidades quilombolas no Pará, a bacia do rio Trombetas, recebe de quinta a sábado, dias 24 a 26, o curso Gestão de Empreendimentos Comunitários para o Manejo Florestal, promovido pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e parceiros.

A capacitação é voltada a representantes de mais de 10 associações de quilombolas e de ribeirinhos, além de técnicos de órgãos municipais, estaduais e outras entidades da sociedade civil, e vai tratar dos princípios de associativismo e cooperativismo, que são as duas principais formas de organização comunitária.

Para os extrativistas, um dos maiores benefícios da união em torno de uma associação ou cooperativa diz respeito à possibilidade de obtenção de renda com os produtos da floresta, potencializada pelo trabalho coletivo. A comunidade pode se organizar melhor para desenvolver atividades de manejo ou produção, armazenamento e beneficiamento de produtos madeireiros ou não madeireiros, como óleos e castanhas, além de comercializá-los diretamente no mercado.

Gestão
Segundo a técnica do SFB Paula Castanho, o objetivo é que as comunidades fortaleçam suas entidades a partir dos conhecimentos sobre o funcionamento de associações e cooperativas. “O curso vai ajudá-los a melhorar a gestão interna de suas organizações sob vários aspectos, incluindo a gestão do território, entre outros, e a avaliar qual a melhor forma de organização para realizar o manejo e comercialização”, diz.

Paula diz que a iniciativa resultou do aprimoramento das discussões sobre o fortalecimento das organizações comunitárias. “O tema apareceu em várias reuniões com as comunidades, idas de campo e audiências públicas. Foi demanda das próprias comunidades. A necessidade dessa iniciativa também surgiu nas discussões do conselho consultivo da Floresta Nacional (Flona) Saracá-Taquera, onde o SFB tem representação”, afirma a técnica.

As atividades ocorrerão em uma das comunidades situadas no entorno da Flona, a da Serrinha. Participarão representantes de entidades do rio Trombetas e rio Erepecuru, onde concentram-se as comunidades quilombolas, e do rio Nhamundá, onde é a maior a presença de ribeirinhos.

Veiculo: http://www.chupaosso.com.br
Publicado em 24 de maio de 2012
Leia na integra: http://www.chupaosso.com.br/index.php/noticias/1393-servico-florestal-capacita-quilombolas-e-ribeirinhos-em-oriximina

0 comentários:

Postar um comentário