quinta-feira, 14 de junho de 2012

Acre: floresta habitada, produtiva e conservada

Com 85% de seu território coberto por florestas, o Acre possui cerca de 740 mil habitantes e um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 7,38 bilhões. Comparando com os outros Estados, o PIB acreano cresceu 71% na última década, foi o quinto maior crescimento no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Estado conseguiu manter o desmatamento sob controle e apresenta uma das menores taxas da Amazônia, segundo dados do Instituto de Pesquisa Espacial (Inpe). Paralelamente, a área de manejo das florestas triplicou e hoje 95% da madeira consumida no Estado é oriunda de planos de manejo.

Aqui, graças a políticas adotadas ao longo dos últimos 13 anos, está se construindo uma base de desenvolvimento econômico e social que respeita as florestas e toda a diversidade que nela habita, e a vocação extrativista de sua gente.

Isso significa, por exemplo, apostar no fortalecimento das cadeias produtivas de produtos como a castanha, a farinha, a borracha, o óleo de copaíba, a pupunha; investir na agricultura familiar; na piscicultura; no melhoramento de ramais e estradas; na qualidade das redes de água e esgoto; nos pequenos negócios; em energias alternativas; em soluções para os resíduos sólidos, entre outras ações.

É esse Acre de Chico Mendes, que se tornou referência em vários cantos do mundo pela luta e práticas adotadas em sua política ambiental, que será mostrado na Rio+20. Acreditando que é possível, sim, crescer sem derrubar a floresta. Um compromisso que vem da certeza de que a melhor maneira de garantir qualidade de vida para a população desta e de futuras gerações é cuidar dos recursos naturais - porque alguns deles não duram para sempre, e se forem usados em excesso, deixarão de existir.

A conferência é uma oportunidade de reafirmar o compromisso político do governo do Acre com o desenvolvimento sustentável. A economia verde, um conceito relativamente novo para o crescimento econômico inteligente e responsável, é outra preocupação do governo.
 
Veiculo: http://www.agencia.ac.gov.br
Publicado em 13 de junho de 2012
Leia na integra: http://www.agencia.ac.gov.br/index.php/noticias/meio-ambiente/19808-acre-floresta-habitada-produtiva-e-conservada.html

0 comentários:

Postar um comentário