quarta-feira, 4 de julho de 2012

Imaflora e Rainforest Alliance conduzem processo certificação de unidade da Fibria Celulose S/A




O Imaflora e a Rainforest Alliance (RA) estão conduzindo o processo de avaliação para certificação FSC do manejo e cadeia de custódia florestal da Fibria Celulose S/A – Unidade Aracruz, com sede na Rodovia Aracruz - Barra do Riacho, s/n, Aracruz, Espírito Santo, Brasil. A avaliação será realizada no período de 30 de julho a 10 de agosto. A Rainforest Alliance, representada no Brasil pelo Imaflora, é uma entidade credenciada pelo Forest Stewardship Council® - FSC® e esta avaliação seguirá procedimentos aprovados pelo FSC.

Escopo da avaliação 
A avaliação para certificação vai avaliar aspectos ambientais, silviculturais e socioeconômicos das plantações florestais manejadas pela Fibria Celulose S/A – Unidade Aracruz, com área total de, aproximadamente, 355.000 hectares, utilizando o Padrão Interino Imaflora/Rainforest Alliance para Avaliação de Plantações Florestais no Brasil, em sua versão mais atual, acessível na página eletrônica do Imaflora (www.imaflora.org). Para obter uma cópia das diretrizes aplicáveis ou para fazer comentários ao padrão a ser utilizado, por favor, contate o Imaflora por telefone, e-mail ou pela pagina eletrônica, referenciados ao final deste documento. Comentários apresentados por partes interessadas serão considerados em futuras revisões do padrão utilizado.
O Imaflora e a Rainforest Alliance avaliarão a identificação, manejo e proteção de Altos Valores de Conservação presentes nas áreas do empreendimento, e com esta finalidade solicitam comentários de partes interessadas sobre o tema.
Composição da equipe de avaliação - a avaliação será conduzida por uma equipe multidisciplinar formada por oito profissionais, com apoio de especialistas, liderados pelo Engenheiro Florestal Ricardo Camargo Cardoso, representante do Imaflora e coordenador de certificação FSC para manejo florestal.

ETAPAS E CRONOGRAMA DA AVALIAÇÃO 

Organização da avaliação - a equipe Imaflora/RA iniciou o planejamento da avaliação em fevereiro de 2012. Estes trabalhos, que devem prosseguir durante toda a avaliação, envolvem a análise estratégica das informações disponíveis sobre a unidade de manejo e partes interessadas, a preparação de equipe de campo, a elaboração de documentos e a execução das principais etapas do processo.

Avaliação de campo - a equipe vai visitar as propriedades manejadas pela Fibria Celulose S/A – Unidade Aracruz entre os dias 30 de julho a 10 de agosto.

Consulta pública a partes interessadas - inicia no dia 31 de maio de 2012 e estende-se durante todo o processo de avaliação, inclusive após os trabalhos de campo. As contribuições das partes interessadas constituem um elemento essencial ao processo de certificação e poderão servir como uma importante orientação de campo à equipe de auditores.

Contato local com a comunidade - durante o período da consulta pública prévia e durante os trabalhos de campo, a equipe fará entrevistas e reuniões com pessoas e entidades locais que possam contribuir para essa avaliação.

Reuniões Públicas - as reuniões públicas acontecerão no dia 02 de agosto de 2012, às 19 horas, nos Municípios de Aracruz – ES (Auditório da Escola Municipal Placidino Passos, Rua Leopoldo Barcelos Rangel, nº 113, Bairro Polivalente), Conceição da Barra – ES (EMEF “Dr. Mário Vello Silvares”, Rua Vindilino Matos de Lima, nº 421, Centro) e Teixeira de Freitas – BA (“Studio Toy” - Avenida das Nações, 127 – Monte Castelo). As reuniões serão abertas à sociedade para que todos(as) interessados(as) possam fornecer seus comentários sobre o processo de manejo e certificação florestal nas áreas da Fibria Celulose S/A – Unidade Aracruz.

Reunião final de consolidação - ao final das atividades de campo, a equipe se reunirá com os responsáveis pelo manejo da Fibria Celulose S/A - Unidade Aracruz para finalizar a coleta de dados e apresentar os resultados preliminares do processo de avaliação.

Elaboração do relatório de auditoria - a equipe deverá elaborar uma minuta confidencial do relatório, que será circulada para comentários pela equipe do empreendimento e será submetido a revisão de, no mínimo, dois revisores independentes. Este processo deve ocorrer em até sessenta dias do final dos trabalhos de campo. O relatório final será composto, entre outras informações, por um resumo dos resultados da avaliação e pela análise detalhada do cumprimento dos padrões pela organização.

Finalização do processo - após a incorporação de comentários gerais de partes interessadas e do recebimento de comentários à minuta do relatório pela equipe do empreendimento e pelos revisores independentes, o Imaflora/RA emitirá o relatório final de avaliação, contendo a decisão sobre a certificação ou não do empreendimento

CONTRIBUIÇÕES DE PARTES INTERESSADAS
Como parte do processo de avaliação, partes interessadas são convidadas a oferecer comentários e opiniões sobre o manejo florestal da Fibria Celulose S/A - Unidade Aracruz, com relação ao cumprimento do padrão de manejo florestal referenciado acima, bem como com relação ao manejo e proteção de Altos Valores de Conservação presentes nas áreas florestais sob avaliação. As contribuições, confidenciais ou não, são bem-vindas nos formatos mais simples e adequados à conveniência das partes interessadas. As contribuições serão consideradas em qualquer etapa do processo de avaliação, mas são mais efetivas se apresentadas antes ou durante os trabalhos de campo, de forma a permitir sua verificação e consideração nas conclusões da auditoria. As opções de contribuição são as seguintes:

1. Reuniões com a equipe de avaliação Imaflora/RA durante ou logo após os trabalhos de campo.

2. Contatos telefônicos com o gestor do processo (Ricardo Camargo Cardoso – 19 8157 2130) ou com a equipe de apoio do Imaflora (Ellen Keyti Cavalheri – 19 3429 0859).

3. Submissão de comentários escritos por correio (endereço abaixo) ou e-mail para o gestor de processo (ricardo@imaflora.org) ou para o Imaflora (consultapublica@imaflora.org). Os comentários serão mantidos confidenciais e somente serão utilizados para a finalidade de avaliação do empreendimento, salvo orientação contrária da parte interessada.

A fonte de qualquer informação fornecida será mantida confidencial, disponível somente para as equipes do FSC e do Imaflora/Rainforest Alliance.
Documentos relativos a essa avaliação:

- Questionário para Consulta Pública;
- Descrição Geral da Operação de Manejo Florestal;
- Padrão Interino Rainforest Alliance para Avaliação de Plantações no Brasil.

A documentação também pode ser solicitada ao Imaflora/Rainforest Alliance por meio de correio eletrônico (consultapublica@imaflora.org) ou telefone.

As partes interessadas que desejarem questionar qualquer aspecto do processo de avaliação para certificação florestal podem acessar os procedimentos da Rainforest Alliance para resolução de contestações na página eletrônica www.rainforest-alliance.org.

Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola Certificação Florestal
Página eletrônica: www.imaflora.org; www.rainforest-alliance.orgCx. Postal 411| CEP 13400-970 | Piracicaba - SP - Brasil
Telefax: (19) 3429-0800 ou (19) 3429 0830
E-mail: consultapublica@imaflora.org ou ricardo@imaflora.org

0 comentários:

Postar um comentário