sexta-feira, 20 de julho de 2012

Proteção das florestas passa pelo manejo sustentável

Instrumento para uso planejado da floresta e que respeita mecanismos de sustentação do ecossistema, manejo é o foco das ações do Serviço Florestal na Amazônia e na Caatinga

A proteção das florestas – que é comemorada no dia 17 de julho – passa pelo uso sustentável de seus recursos por meio do manejo florestal, atividade deve continuar crescendo em biomas como a Amazônia e a Caatinga a partir de ações do Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

Só este ano, na Amazônia, 200 mil hectares de florestas – ou seja, 2 mil quilômetros quadrados – serão disponibilizados para manejo por meio de concessão florestal em duas florestas nacionais (flonas), a de Jacundá (RO) e Saracá-Taquera (PA). Os editais já estão abertos para envio de propostas.

O SFB também prepara o lançamento de outros três editais, com áreas que vão totalizar mais de 1.000.000 de hectares para concessão nas Flonas de Altamira, do Crepori e do Amana, todas no Pará, voltadas para empresas de diferentes portes.

O diretor-geral do SFB, Antônio Carlos Hummel, destaca que as concessões aliam uso e conservação. E, consequentemente geram a proteção da floresta. “As concessões permitem utilizar os benefícios diretos da floresta como madeira, não madeireiros, resguardar os serviços ambientais e conservar a biodiversidade”, afirma.

Manejo Comunitário

O manejo comunitário, que é aquele realizado por comunidades e povos tradicionais, além de agricultores familiares, também tem recebido apoio, que tem se tornado mais amplo após a regulamentação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF).

Com recursos do Fundo, o SFB iniciou este ano assistência técnica para cerca de 300 famílias das reservas extrativistas Verde para Sempre (PA), Baixo Juruá (AM) e Tapajós-Arapiuns (PA). Elas são as primeiras comunidades da Amazônia a receber apoio do FNDF para a realização do manejo florestal. As ações do FNDF para promover o manejo incluem ainda a capacitação de extensionistas e de estudantes de cursos técnicos.


Veiculo: http://www.sfb.gov.br
Publicado em 17 de julho de 2012
Leia na integra: http://www.sfb.gov.br/noticias-do-sfb/protecao-das-florestas-passa-pelo-manejo-sustentavel

0 comentários:

Postar um comentário