segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Justiça condena duas madeireiras por desmatamento


A Justiça Federal no Pará condenou duas madeireiras por desmatamento ilegal. As empresas estão situadas nos municípios de Breves e Belém e foram condenadas a pagar indenizações e realizar o reflorestamento das áreas devastadas.

A condenação foi dada pela 9ª Vara Federal em Belém, especializada em questões ambientais. A C&N Comércio e Exportação de Madeiras e seus dois proprietários – Carlos Antônio Dias Lourenço e Norma do Socorro Cardoso Lobato – foram condenados ao pagamento de indenização por danos materiais no valor de R$ 1,6 milhão e ao reflorestamento de área de 115 hectares. Já a Portal Comércio de Madeira, de Belém, foi condenada ao pagamento de R$ 13,3 mil e também terá que reflorestar uma área de 0,95 hectare. As decisões foram publicadas em processos iniciados a partir de ações do Ministério Público Federal (MPF).

O MPF detectou que as duas empresas participavam de um esquema fraudulento que falsificava licenças ambientais e que foi alvo das operações Ouro Verde I e II, nos anos de 2005 e 2007, em uma ação conjunta do MPF, Polícia Federal (PF) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Madeireiros, fiscais corruptos e cibercriminosos (também chamados de crackers) faziam parte do esquema.

No esquema descoberto eram inseridos dados falsos no sistema informatizado de fiscalização de transporte de produtos florestais Documento de Origem Florestal, os DOFs, do Ibama, que possibilitavam a inserção de créditos florestais para empresas exploradoras de madeira e carvão.

Veiculo: http://www.diarioonline.com.br
Publicado: 16 de agosto de 2012
Leia na integra: http://www.diarioonline.com.br/noticia-215326-justica-condena-duas-madeireiras-por-desmatamento.html

0 comentários:

Postar um comentário