quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Moradores da Reserva Chico Mendes defendem manejo florestal


Morador da Colocação Já Começa, no Seringal Dois Irmãos, Sebastião Nascimento de Aquino, 33, é presidente da Associação dos Moradores e Produtores da Resex-CM em Xapuri (Amoprex) há três anos. No último sábado, 28, Tião Aquino, como é conhecido no associativismo, ganhou de maneira quase unânime mais um mandato frente a uma das tradicionais entidades que nasceram das lutas de Chico Mendes.

Tião Aquino ganhou mais um mandato à frente da Amoprex (Foto: Raimari Cardoso)

A Amoprex representa, diante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal, por meio de contrato de concessão de uso, cerca de 800 famílias moradoras da área da reserva que está dentro dos limites do município de Xapuri, mas conta com apenas 128 associados. Na eleição de sábado, 85 dos sócios votaram e apenas um anulou o sufrágio. Os outros 84 ratificaram a chapa denominada “Acreditando na Economia Florestal”, liderada por Tião Aquino, que elegeu como um dos próximos desafios promover o aumento da participação dos moradores da Resex na Associação.

“Esse é um dos nossos muitos desafios, fazer com que os produtores da reserva extrativista se aproximem e passem a contribuir de maneira mais efetiva com as muitas conquistas que ainda estão por chegar. Representamos um grande número de famílias e um dos próximos passos que temos pela frente é repassar a cada uma delas os termos de concessão de uso”, afirma.

Constituída por quase um milhão de hectares de florestas, a Resex Chico Mendes pertence a sete municípios, sendo eles: Rio Branco, Capixaba, Xapuri, Epitaciolândia, Brasileia, Assis Brasil e Sena Madureira. São cinco as associações concessionárias que fazem a gestão da unidade junto ao ICMBio. A Amoprex detém cerca de 40% da área total e defende projetos como o Plano de Manejo Florestal Comunitário e o Florestas Plantadas.

Acesse aqui o Plano de Manejo da Amoprex

Com relação ao Plano de Manejo Florestal Comunitário, a Amoprex acaba de receber do ICMBio a primeira licença concedida pelo governo brasileiro para a exploração madeireira em uma unidade de conservação. A luta de oito anos, que contou com o fomento do governo do Acre, vai beneficiar inicialmente 62 famílias de extrativistas. Para o projeto Florestas Plantadas, que consorcia seringa com frutíferas e também é apoiado pelo governo, 75 famílias estão cadastradas no programa.

“As comunidades extrativistas da Resex acreditam que o manejo é uma excelente alternativa para a melhoria da renda e garantia de que a madeira será explorada de maneira racional. Por isso, nossa intenção é ampliar o número de famílias beneficiadas, que hoje são 62, para mais de 100 no próximo ano. O programa Florestas Plantadas é outro caminho pelo qual melhoraremos a renda e a qualidade de vida do produtor”, defende Tião Aquino.

Sobre as críticas que recaem sobre o manejo florestal como sistema de exploração madeireira sustentável, Tião afirma que nenhuma delas vem acompanhada de uma solução ou de uma alternativa que se apresente mais eficaz. Ele relembra a realidade de décadas atrás para fundamentar seus argumentos em favor da exploração da madeira por parte das comunidades extrativistas da Resex, a partir de agora legítimas detentoras desse direito.


Veiculo: http://www.agencia.ac.gov.br
Publicado: 01 de agosto de 2012
Leia na integra: http://www.agencia.ac.gov.br/index.php/noticias/meio-ambiente/20507-moradores-da-reserva-chico-mendes-defendem-manejo-florestal.html

0 comentários:

Postar um comentário