segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Estudos são início de uma caminhada

Os levantamentos feitos na Flona do Jamari poderão funcionar como ponto de partida para outros estudos que tenham como objetivo conhecer a influência do manejo florestal sobre os animais no longo prazo, em locais sob concessão.

Para se ter idéia, o ciclo produtivo do manejo florestal é de 30 anos, ou seja, a área onde houve extração sustentável (chamada de Unidade Produtiva Anual – UPA) só é submetida novamente à essa atividade após três décadas. Nesse período, a floresta poderá recompor-se.

“Estes dados [dos estudos] necessariamente serão utilizados para comparação com todos os estudos posteriores com os grupos focais trabalhados”, afirma a pesquisadora e coordenadora do Laboratório de Mastozoologia da Unir, Mariluce Messias.

O diretor de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Marcelo Marcelino, explica que para conhecer efeitos a longo prazo, é necessário estabelecer parâmetros – sobre espécies, abundância e riqueza delas – e suas faixas de variação.

Embora não seja possível precisar o tempo necessário para definições nesse sentido devido à complexidade que envolve o tema em específico, Marcelino estima em pelo menos 10 anos o prazo para obter dados que possam ser comparáveis.

Veículo: http://www.florestal.gov.br
Publicado: 21 de setembro de 2012
Leia na integra: http://www.florestal.gov.br/noticias-do-sfb/estudos-sao-inicio-de-uma-caminhada

0 comentários:

Postar um comentário