sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Xingu discute Política Estadual de Manejo Florestal Comunitário e Familiar

Altamira, PA, recebeu no dia 17 de outubro, a III Reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Política Estadual de Manejo Florestal Comunitário e Familiar (PE MFCF) – regional Xingu. O encontro aconteceu no auditório do curso de eng. florestal da UFPA e foi promovido IDEFLOR em parceria com o IEB. Durante a reunião foi apresentado um breve histórico do processo de elaboração da PE MFCF, suas ações e planejamentos até as Consultas Públicas, que serão realizadas em 2013.

O GT Xingu agendou para os dias 13 e 14 de novembro uma oficina regional para discutir a elaboração da Politica Estadual. Para o evento, estimou-se um público de manejadores, técnicos, representantes do governo e empresários, totalizando cerca de 80 participantes.

As temáticas levantadas para a oficina foram o manejo de fragmentos florestais, Sistemas Agro-Florestais, produtos florestais não-Madeireiros, pagamentos por serviços ambientais, plantios florestais. Alguns temas transversais também foram colocados, tais como, a assistência técnica, a regularização fundiária, o fomento, o mercado, a articulação entre instituições e programas.

A reunião teve a presença de representantes da EMATER, do Instituto Floresta Tropical, UFPA/Altamira e da Associação das Indústrias Madeireiras da Transamazônica. A próxima reunião do GT PE MFCF Xingu ocorrerá no dia 06 de novembro, às 14h, em Altamira.

Fonte: IEB-Belém
Foto: Reunião em Altamira, PA, sobre a Política Estadual de Manejo Florestal Comunitário e Familiar /Acervo IEB

0 comentários:

Postar um comentário