quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Bolsa Verde do Governo Federal é tema de oficina em Santarém


Nos dias 31 de outubro a 01 de novembro foi realizado em Santarém, PA, a primeira de quatro oficinas do programa de formação do Bolsa Verde - programa criado em setembro de 2011 que atende famílias em situação de extrema pobreza com um benefício de R$ 300 a cada trimestre, como parte do Plano Brasil Sem Miséria. O último balanço do Ministério do Meio Ambiente (MMA) indica que o Bolsa Verde possui aproximadamente de 29 mil beneficiários, sendo que mais de 60% desse total está no Pará – algo em torno de 19 mil famílias.

O evento reuniu cerca de 40 participantes entre beneficiários, lideranças locais ligadas a comunidades extrativistas, pequenos agricultores e gestores de unidades de conservação e de assentamentos. O objetivo da oficina foi o de fortalecer o conhecimento sobre o programa Bolsa Verde, subsidiando a construção de materiais pedagógicos que irão orientar a elaboração do Programa de Formação para gestores e beneficiários do Bolsa Verde a partir de 2013. Segundo Cecilia Manavella, representante do MMA, a oficina ajudou a extrair coletivamente subsídio para melhorar a proposta de formação dos beneficiários. “A metodologia usada na oficina permite a participação de todo mundo. As pessoas trazem conhecimentos e há muita troca”, ressalta Cecília.

Além de beneficiários do programa, participaram da capacitação gestores do Bolsa Verde e representantes do ICMBio, do INCRA e SPU/MP. Para a representante do Incra, Caroline Molina, o contato mais próximo com as pessoas atendidas é uma contribuição para o trabalho no órgão. “Eles (participantes) estão trazendo o ponto de vista da comunidade que recebe o Bolsa Verde e a partir da realidade deles, estamos conseguindo avançar com o programa”, comentou Molina. Maria Margarida, da reserva Verde Para Sempre, de Porto de Moz, também avaliou como positiva a iniciativa. “A oficina veio complementar os conhecimentos que temos, para que possamos repassar com clareza o Bolsa Verde para aqueles que não sabem o significado dele”, acrescenta Margarida.

A proposta do programa é promover o aumento da renda dessas populações e ao mesmo tempo incentivar a conservação dos ecossistemas e o uso sustentável dos recursos naturais. Mauricio Santa Maria, servidor do Instituto Chico Mendes e gestor da reserva extrativista Tapajós Arapiuns, observa que os objetivos dessa politica pública ainda não se efetivou completamente. “O apoio à conservação ambiental tem acontecido de maneira muito singela”, destaca Maurício. “O evento traz a luz mecanismos e ferramentas para que agente possa alcançar outros objetivos, tais como a conservação ambiental a qualidade de vida das comunidades beneficiárias”, avalia.

Ainda esse ano, serão realizadas outras três oficinas: em Manaus (AM), Rio Branco (AC) e Belém (PA). Os eventos tem contado com as consultorias de Romier Sousa e Regina Oliveira, sob a coordenação do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), organização civil sem fins lucrativos voltada para a capacitação e formação na área da conservação ambiental com ampla experiência em trabalhos com povos e comunidades tradicionais. As oficinas são uma realização do IEB e Ministério do Meio Ambiente, com o apoio da Embaixada Britânica no Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário