quarta-feira, 3 de abril de 2013

Extrativistas de Almeirim iniciam a colheita da castanha-do-pará

Extrativistas de Almeirim, no oeste paraense, já começaram a colheita da castanha-do-Pará. O município, um dos maiores produtores da semente no estado, concentra uma das maiores áreas de produção nativa. A colheita é resultado de um trabalho monitorado com o auxílio de tecnologias e baseado na realidade do produtor, feito pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) aos extrativistas.

O comércio da castanha, principal fonte de renda das comunidades Nova Aramanduba e Cafezal no Alto Parú, oferece pelo menos mil empregos diretos e indiretos durante a safra, que vai de março a setembro e garante uma renda por família de até R$ 5 mil.

Para a safra deste ano está prevista uma colheita de 800 toneladas de castanha-do-Pará. Segundo dados da Emater, o número é 20% menor que o alcançado no ano passado, diminuição ocorrida justamente por fatores naturais. As árvores centenárias recebem o auxílio para a polinização, do besouro caleópito, ação que é prejudicada principalmente pela altura das castanheiras.

Toda a colheita é feita de forma manual. Embrenhados na floresta, os coletores se abrigam durante semanas em “tapiris”, espécie de barraca construída com material encontrado na mata, até a colheita total dos ouriços. Cada família extrativista explora, em média, 100 castanheiras, sendo que cada árvore produz até 12 hectolitros da semente da castanheira-do-Pará.


Postado em 29 de março de 2013
Veículo: www.agenciapara.com.brLeia na integra: http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=120388

0 comentários:

Postar um comentário