segunda-feira, 6 de maio de 2013

Projeto Florestabilidade é mostrado na Feira do Livro em Belém

Cerca de 200 estudantes da rede pública puderam conhecer o projeto. A Ação é destinada à educação para o manejo florestal.


O projeto Florestabilidade, uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho e do Fundo Vale, com apoio do Serviço Florestal Brasileiro, foi apresentado a cerca de 200 estudantes que estudam em escolas das redes estadual e municipal no Pará.
O encontro aconteceu durante a programação da XVII Feira Pan-Amazônica do Livro, em Belém, em palestras da programação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O conteúdo e a metodologia do projeto foi apresentado pela gerente de Meio Ambiente da Fundação Roberto Marinho, Andrea Margit; pelo gerente do Instituto Internacional de Educação, Manuel Amaral; e pelo coordenador de Educação Ambiental da Seduc, professor Augusto Ferreira.

O projeto é destinado à educação para o manejo florestal, a partir da formação de professores por meio da realização de oficinas, com objetivo de despertar nos jovens a vocação para gerir as florestas amazônicas. Este ano, as formações reuniram 840 professores do último ano do Ensino Fundamental e dos três anos do Ensino Médio de escolas de 52 municípios. Agora, esses docentes participam de ações de tutoria e acompanhamento em que elaboram um projeto para a implementação do Kit Florestabilidade na escola.

O projeto chamou a atenção do estudante Yuri Bastos, 15 anos, do curso técnico em Meio Ambiente da Escola Bosque, na ilha de Outeiro. “Ainda não conhecia o Florestabilidade. Gostei muito do projeto, do vídeo que eles apresentaram e da forma que eles promovem a interação com a comunidade”, disse o estudante. Em Outeiro, apontou ele, é fácil notar agressões ao meio ambiente. “A gente vê pela estrada (que liga Icoaraci a Outeiro) e na própria ilha algumas indústrias que tiram madeira das margens dos rios. Isso está matando os nossos rios”, relatou.

Todo o material do projeto apresenta técnicas de manejos florestal de produtos madeireiros e não madeireiros e dos serviços ambientais, nas quais os povos das florestas são os protagonistas e os professores. O Kit Florestabilidade é composto por livros, programas de rádio, jogos educativos e vídeos.

Postado em 05 de maio de 2013
Veículo: http://g1.globo.com/pa/para/
Foto: Rai Pontes / Seduc
Leia na integra: http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2013/05/projeto-florestabilidade-e-mostrado-na-feira-do-livro-em-belem.html

0 comentários:

Postar um comentário