quinta-feira, 31 de outubro de 2013

IEB inicia projeto no Marajó

O fortalecimento da gestão dos recursos naturais na região do Marajó é o principal objetivo do novo projeto do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), que foi apresentado no início deste mês aos associados do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e consultores do Instituto Floresta Tropical (IFT), em uma reunião que aconteceu na Sede do STTR, em Portel, no Pará.
O Projeto de Fortalecimento da Gestão Territorial no Marajó contará com uma atuação em três frentes: fortalecimento do manejo florestal comunitário; fortalecimento da gestão de unidades de conservação em áreas estratégicas e apoio à formação de lideranças agroextrativistas em município da região. O projeto nasceu da necessidade de ampliar o processo de articulação e mobilização das organizações locais em busca de um maior dinamismo das capacidades institucionais para o fortalecimento da gestão ambiental, o que foi possibilitado este ano com o apoio do Fundo Vale.
Segundo a assistente de projetos do IEB, Loyanne Feitosa, o primeiro passo será de articulações e reuniões. “Inicialmente faremos momentos de articulação com os atores locais para pactuar as estratégias de atuação e definir as linhas bases do fortalecimento das organizações locais para a gestão dos recursos naturais na região do Marajó. Para isso, faremos rodadas de reuniões com as organizações do movimento social e com gestores das Unidades de Conservação que serão alvo de atuação do projeto”.
A iniciativa no IEB no Marajó também vai fortalecer as articulações interinstitucionais com as Prefeituras Municipais, Secretária de Meio Ambiente (SEMA), Ministério Publico Estadual, PEABIRU e CODETEM), além de empresas florestais para promover o uso sustentável dos recursos florestais.
Também estão previstas ações de formação em manejo dos recursos naturais, como a realização de um intercâmbio de experiência na Cooperativa Mista da Flona Tapajós (COOMFLONA), onde algumas lideranças terão a oportunidade de trocar conhecimentos e saberes relevantes à gestão comunitária para o manejo florestal.
Dentre as instituições parceiras do projeto estão o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará-Campus Castanhal (IFPA); Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará – IDEFLOR; Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Portel (STTR); lnstituto Floresta Tropical – IFT.

Primeiros passos
No início deste mês, a coordenadora de projetos do IEB, Katia Carvalheiro e a assistente de projetos, Loyanne Feitosa, colaboraram como parceiras da Audiência Pública da Promotoria Agrária de Castanhal, que aconteceu no auditório Manarijó, em Portel, Marajó. Promovida pelo Ministério Público, a Audiência teve como propósito realizar um momento de investigação sobre a percepção das famílias quanto aos problemas fundiários nas glebas Acangatá, Alto Camarapi, Joana Peres II, Jacaré-Puru e Acuti Pereira.

Fonte: IEB

0 comentários:

Postar um comentário