terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Governo e sociedade definem objetivos para o manejo florestal comunitário para os próximos 4 anos

Representantes do governo e da sociedade civil ligados ao Programa Federal de Manejo Florestal Comunitário e Familiar construíram juntos, em oficina realizada no Serviço Florestal Brasileiro (SFB) nos dias 6 e 7/10, os resultados que se esperam alcançar no período de 2012 a 2015 em relação ao uso sustentável da floresta por agricultores familiares e povos e comunidades tracionais.

Ter o manejo florestal comunitário priorizado nos órgãos federais, estaduais e municipais de governo, com políticas públicas estruturantes adequadas e articuladas, foi um dos seis objetivos definidos para os próximos quatro anos pelos mais de 50 participantes. “Os governos têm que entender que isso é uma política prioritária e essencial para o desenvolvimento da Amazônia”, afirma a diretora presidente do Instituto Estadual de Florestas (IEF) do Amapá, Anna Euler.
Também espera-se que haja assistência técnica continuada. Para o gerente do escritório regional de Belém do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IIEB), Manuel Amaral, é preciso definir um modelo de assistência técnica para o manejo florestal comunitário e criar estruturas que promovam uma ação efetiva. “Se o Plano [Anual de Manejo Florestal Comunitário e Familiar] se debruçar, no próximo ano, para atacar de forma contundente esse problema, nós teremos avanços significativos”, diz.
Outro resultado esperado é ter comunidades e produtores capacitados para gerenciar planos de manejo e agroflorestas. Para alcançar esse objetivo, uma das sugestões é trabalhar com ações de educação em vários níveis. A representante do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), Caroline Sena, resume: “sem educação, não se avança na questão do empoderamento dos agricultores e dos próprios técnicos de difundirem a atividade florestal”.
Veiculo: rondonoticias.com.br
Leia na integra: http://www.rondonoticias.com.br/?noticia,100747,governo-e-sociedade-definem-objetivos-para-o-manejo-florestal-comunitrio-para-os-prximos-4-anos->

0 comentários:

Postar um comentário