Publicações







Código Florestal e a Ciência: o que nossos legisladores ainda precisam saber
Publicada pelas mais de 160 entidades brasileiras ligadas ao Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, a publicação "Código Florestal e a Ciência: o que nossos legisladores ainda precisam saber" reúne de forma inédita três anos de argumentação contrária a absurdos inseridos no projeto de reforma em pauta no Congresso.

Floresta em Pé
O livro "Relação empresa| comunidade no contexto do Manejo Florestal Comunitário e Familiar: uma contribuição do projeto Floresta em Pé" apresenta a concepção do projeto e o diagnóstico do setor florestal na região de Santarém e BR 163.
Faça o download aqui


Análise de Acordos entre Empresas e Comunidades
Faz uma análise da implementação de contratos formais e informais, entre empresas e assentados, para a exploração, processamento e comercialização de produtos florestais.
Faça o download aqui

Manejo Florestal Comunitário: processos e aprendizagens na Amazônia brasileira e na América Latina
Nesta publicação, são discutidos alguns dos fatores que têm influenciado o processo do Manejo Florestal Comunitário - MFC na Amazônia brasileira fazendo um paralelo entre as experiências vivenciadas em outros países da América Latina, onde se tem experimentado importantes avanços, na tentativa de buscar aprendizados mútuos.
Faça o download aqui

Regularização Fundiária e Manejo Florestal Comunitário na Amazônia
Descreve o protagonismo de comunidades de Gurupá/PA, que, de forma participativa definiram as formas de uso de suas terras em meio a um processo de criação de unidade de conservação. Os relatos apontam que a garantia dos direitos fundiários das populações tradicionais é pré-condição para a adoção e consolidação de boas práticas de manejo e uso sustentável dos recursos naturais.
Faça o download aqui
Iniciativas de Manejo Florestal Comunitário e Familiar na Amazônia Brasileira 2009/2010
O levantamento de iniciativas de manejo florestal comunitário e familiar tem o objetivo de identificar e localizar iniciativas que trabalham com madeira e com produtos florestais não madeireiros – açaí, andiroba, babaçu, buriti, castanha-do-brasil, copaíba e látex de seringueira – em seis estados da Amazônia brasileira – Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e Rondônia
Faça o download aqui

Boas práticas de manejo e extração de óleo vegetal de andiroba
Esta publicação pretende, simultaneamente, ser uma fonte de referência e de registro do conhecimento tradicional, validado cientificamente, sobre a extração e produção de óleo de andiroba, ajudando a preservar e difundir esse saber-fazer amazônico.
Faça o download aqui

Plano Anual de Outorga Florestal - PAOF 2012
O Plano Anual de Outorga Florestal (PAOF) foi instituído pela Lei nº 11.284/2006 (Lei de Gestão de Florestas Públicas) para, fundamentalmente, descrever as florestas públicas a serem submetidas a processos de concessão florestal no ano em que vigorar. Dessa forma, o PAOF apresenta-se como um instrumento de planejamento das ações da União voltadas à produção florestal sustentável por meio da concessão onerosa de florestas públicas, naturais ou plantadas, para a exploração de recursos madeireiros, não madeireiros e serviços.
Faça o download aqui

Plano Anual de Manejo Florestal Comunitário e Familiar - PAMFC 2011
Esta é a segunda edição do documento, que apresenta os objetivos, áreas e ações prioritárias, os recursos envolvidos e a estratégia de monitoramento na execução do Plano Anual de Manejo Comunitário e Familiar 2011. O PAMFC é elaborado pelo Incra/MDA e Serviço Florestal Brasileiro/MMA, com participação de outros órgãos federais, estaduais e representantes de organizações da sociedade civil.
Faça o download aqui

Manejo Florestal Comunitário na Amazônia Brasileira
Na publicação Manejo Florestal Comunitário na Amazônia Brasileira: Avanços e perspectivas para a conservação florestal, são apresentados os avanços do manejo florestal comunitário na Amazônia brasileira, os desafios e as perspectivas e oportunidades para a consolidação dessa modalidade de manejo florestal.
Faça o download aqui

Manejo de Produtos Florestais Não Madeireiros
A proposta do Manejo de Produtos Florestais Não Madeireiros: um manual com sugestões para o manejo participativo em comunidades da Amazônia é contribuir em um processo contínuo de aprendizagem, no qual povos, comunidades, técnicos e pesquisadores estejam preferencialmente trabalhando juntos e construindo, de forma cada vez mais sólida, os saberes sobre o manejo de PFNMs. Não havendo, entretanto, o intuito ou pretensão de tratar de indicações definitivas ou de determinar um caminho único para se alcançar bons resultados.
Faça o download aqui



Acompanhamento para Manejo Florestal Comunitário na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (Mamirauá, Amazonas, Brasil)
Este documento é parte dos resultados do Projeto “Aprendendo a construir modelos de assistência técnica para organizações de base na Amazônia brasileira e América Central”, financiado pela Fundação Ford e executado pelo Imazon em parceria com o Cifor.
Faça o download aqui


Análise da legislação para o manejo florestal por produtores de pequena escala na Amazônia Brasileira.
Este estudo busca contribuir para esta discussão identificando a legislação que impacta o manejo florestal, avaliando as implicações desta legislação com respeito a promover ou restringir as atividades de MFPP e, por fim, propondo recomendações para melhorar e/ou harmonizar essa legislação.
Faça o download aqui


PADRÃO PARA AVALIAÇÃO DE MANEJO FLORESTAL COMUNITÁRIO E DE PEQUENOS PRODUTORES NO BRASIL - IMAFLORA
Este padrão deverá ser utilizado em auditorias de certificação FSC de manejo florestal madeireiro e não madeireiro, de comunidades tradicionais, povos indígenas e de pequenos produtores no Brasil.
Faça o download aqui

MANEJO FLORESTAL COMUNITÁRIO NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: SITUAÇÃO ATUAL, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
A publicação deste documento representa (i) a consolidação e o registro desse esforço e dessa mudança; (ii) sinaliza claramente a existência de grandes desafios pela frente; (iii) proporciona uma grande conquista na luta em prol do uso sustentável dos recursos florestais; (iv) aponta caminhos diferentes para o uso da floresta e ocupação do solo; e (v) traduz a esperança de todos aqueles que desejam o desenvolvimento fundamentado na vocação florestal da região amazônica.
Faça o download aqui

GUIA PARA O MANEJO FLORESTAL COMUNITÁRIO
A primeira parte deste guia descreve em detalhes cada um desses benefícios. Em seguida, mostra como a comunidade pode se beneficiar e se organizar para o manejo florestal. Por último, o guia apresenta as etapas do manejo para que a comunidade possa produzir madeira e conservar a floresta.
Faça o download aqui

CRITERIOS E INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE EM FLORESTAS MANEJADAS POR COMUNIDADES: UM GUIA INTRODUTÓRIO
Manejo comunitario de Florestas (MCF). O que sao C&I?. Desenvolvendo e usando um conjunto de C&I. Conteudo dos C&I.
Faça o download aqui


COMPATIBILIDADE DE CONJUNTOS DE CRITERIOS E INDICADORES PARA AVALIAR A SUSTENTABILIDADE DO MANEJO FLORESTAL NA AMAZONIA BRASILEIRA Pokorny,B, Adams, M
Manejo comunitario de Florestas (MCF). O que sao C&I?. Desenvolvendo e usando um conjunto de C&I. Conteudo dos C&I.
Faça o download aqui


Manejo Comunitário de Camarão e sua Relação com a Conservação da Floresta no Estuário do Rio Amazonas: sistematização de uma experiência em Gurupá-PA
O livro relata uma experiência de pesca de camarão, cujo diferencial é manter na natureza os camarões que não estejam no tamanho ideal para serem comercializados. A inovação tem desdobramentos ambientais, econômicos e sociais.
Faça o download aqui



Trilhas da regularização fundiária para comunidades nas florestas Amazônicas
Mostra a lógica das etapas básicas a se seguir para a legalização do uso da terra e seus recursos, ajudando a compreender as diferentes categorias jurídicas para o reconhecimento dos direitos dos camponeses e das populações tradicionais.
Faça o download aqui
Produção familiar rural: tendências e oportunidades da atividade madeireira no Acre e Pará
Apresenta questões ligadas ao mercado para produtos florestais oriundos de comunidades rurais. O assunto é abordado a partir de diferentes contextos e complexas relações comerciais, baseadas em dois estudos de caso. A publicação oferece tendência, descreve politicas e apresenta oportunidades de marcado para comunidades rurais.
Faça o download aqui
Oficina de Manejo Comunitário e Certificação Florestal na América Latina: Resultados e Propostas
Este documento relata o segundo encontro de representantes de oito países da América Latina (Brasil, Bolívia, Costa Rica, Colômbia, Equador, México, Nicarágua e Peru) para aprofundar e discutir temas relacionados às políticas florestais, legislação, mercados e produtos florestais não-madeireiros.
Faça o download aqui
Relações entre Empresas, Governos e Comunidades na Amazônia Brasileira - Reflexões e Propostas - Seminário realizado em maio de 2009
Por meio de relatos de mais de 15 organizações, o livro aborda os acordos entre os atores sociais que dão nome a obra, tendo como "cenário" os processos de comercialização e certificação, o reconhecimento dos direitos de propriedade de conhecimentos tradicionais e o papel do Estado.
Faça o download aqui
Certificação Florestal e Movimentos Sociais na Amazônia
Relatório do seminário realizado em Belém no período de 20 a 22 de janeiro de 2002
Faça o download aqui








Como Participar em uma Rodada de Negócios: sugestões para as comunidades e associações
Esta Cartilha que foi apoiada pelo IEB é resultado do trabalho conjunto do Grupo de Pesquisa e Extensão em Sistemas Agroflorestais do Acre (Pesacre) e Universidade da Flórida. Apresentada pelos personagens Simone e Francisco a publicação inclui informações básicas sobre o que é uma rodada de negócio, como preparar para uma rodada de negócio, o que vai encontrar em uma rodada de negócio, e como encerrar o seu encontro em uma rodada de negócio.
Faça o download aqui

Fique Legal: Seus Negócios e Tributos - Vol.1
A série Fique Legal é uma iniciativa do Instituto Internacional de Educação do Brasil – IEB e tem o objetivo de esclarecer às comunidades e aos pequenos produtores todos os processos e tributos a serem pagos na hora de iniciar um negócio.
Faça o download aqui
Fique Legal: Incentivos Fiscais e Produção Sustentável - Vol.2
O volume Fique Legal 2: Incentivos Fiscais e a Produção Sustentável informa sobre as legislações tributárias específicas que podem contribuir para minimizar a carga que incide sobre uma atividade econômica com o objetivo de incentivar o desenvolvimento. Essa é uma oportunidade para que um grupo ou uma associação possa usar parte dos recursos financeiros que seriam destinados ao pagamento de tributos para aplicar no melhoramento de seu próprio negócio.
Faça o download aqui

Sustainable Community Forest Management: A Practical Guide to FSC Group Certification for Smallholder Agroforests
Com escrita simples e com diferentes ilustrações e gráficos, o manual (disponível somente em inglês) “Sustainable Community Forest Management: A Practical Guide to FSC Group Certification for Smallholder Agroforests” é um guia abrangente para ONGs, empresas, agências governamentais e organizações comunitárias que queiram desenvolver uma certificação em grupo, mais especificamente para pequenos sistemas agroflorestais.
Faça o download aqui

Oportunidades de Apoio a Atividades Produtivas Sustentáveis na Amazônia
No âmbito da cooperação com o Fundo Amazônia/BNDES, a GIZ reuniu uma equipe de técnicos e consultores especialistas para elaborar o estudo das Oportunidades de Apoio a Atividades Produtivas Sustentáveis na Amazônia. Esse estudo foi realizado com base em análises, documentos de projetos e políticas públicas, bem como em dados do IBGE, INPE e MMA. Também foi realizado levantamento sobre a cobertura institucional das organizações da sociedade civil instaladas na Amazônia, visando à implementação de projetos de APS.
Faça o download aqui



Manejo forestal de uso múltiple en el trópico húmedo
Publicação da FAO e CIFOR sobre o manejo de florestas de uso múltiplo.
Faça o download aqui