terça-feira, 29 de maio de 2012

Selos verdes ajudam a agregar valor ao produto e conquistar o mercado


Economia verde, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental são termos cada vez mais recorrentes, que contribuem para o aumento da exigência de empresas e consumidores no mercado nacional e internacional. Para agregar valor ao produto e atender a essas preocupações do mercado, uma das ferramentas cada vez mais procuradas são os selos de certificação ambiental, em especial para quem tem como matérias-primas a madeira e demais produtos de extração florestal.

O sistema de certificação florestal de maior credibilidade internacional é o selo do FSC (Forest Stewarship Council), iniciativa criada em 1993 cujo braço no Brasil é o Conselho Brasileiro de Manejo Florestal / FSC Brasil. O FSC possui dois tipos de selo: a Certificação de Manejo Florestal e a Certificação Cadeia de Custódia. A primeira certifica o produto em sua origem, é voltada a pequenas ou grandes operações florestais ou associações comunitárias que fazem a extração de matérias-primas florestais. A segunda é dirigida a produtores que processam a matéria prima de floresta certificada - serrarias, fabricantes, designers etc - e garante a rastreabilidade, integra a cadeia produtiva desde a floresta até o produto final.

A Certificação de Manejo Florestal assegura um manejo florestal responsável pautado por dez princípios e critérios, que envolvem atributos de valor ambiental, sociocultural e econômico, como respeito às leis e à posse de terras, respeito aos povos indígenas, impacto ambiental e relações trabalhistas. O certificado é válido por 5 anos, sendo realizado pelo menos um monitoramento a cada ano.

Segundo Adriana Reis, coordenadora técnica do FSC, “os efeitos positivos da certificação FSC já comprovados são melhoria de acesso ao mercado, podendo ampliar o marketshare de quem comercializa produtos florestais certificados, preços mais elevados, contratos de compra e venda mais estáveis​​, acordos de crédito favoráveis, eficiência de produção e melhoria da imagem pública do empreendimento certificado”.

Veiculo: http://www.acasa.org.br 
Leia na integra: http://www.acasa.org.br/ensaio.php?id=390

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