terça-feira, 5 de junho de 2012

Estudo busca avaliar ciclo de vida das árvores para aprimorar técnicas de manejo florestal

Refinar o método de manejo florestal no ambiente de várzea, acompanhando o ciclo de vida e morte das árvores. Esse é um dos objetivos do estudo conduzido pelo biólogo João Lanna, do Grupo de Pesquisa em Ecologia Florestal do Instituto Mamirauá, com a pesquisa “Avaliação da dinâmica das florestas de várzea em parcelas permanentes e suas aplicações para o manejo florestal comunitário”. Para realizar a coleta de dados e acompanhamento do crescimento das espécies, uma expedição percorreu três áreas da Reserva Mamirauá, entre os dias 8 e 24 de maio.

O acompanhamento da época de floração e frutificação das árvores foi realizada nas comunidades Boca do Mamirauá e Barroso, e nas proximidades do lago Mamirauá. A cada três anos, as mesmas árvores, identificadas em um hectare de floresta, são medidas e as informações armazenadas gerando um histórico sobre o crescimento da espécie. “Se uma árvore cresce de maneira muito lenta ela precisa de um ciclo de corte longo, entre o primeiro corte e o segundo para recuperação da espécie. Se uma árvore cresce de maneira mais acelerada, nós poderemos prever um ciclo de corte mais curto”, comparou Lanna.

Veiculo: http://www.mamiraua.org.br
Publicado em 01 de junho de 2012
Leia na integra: http://www.mamiraua.org.br/noticias/estudo-busca-avaliar-ciclo-de-vida-das-arvores-para-aprimorar-tecnicas-de-manejo-florestal

0 comentários:

Postar um comentário