quarta-feira, 4 de julho de 2012

Segunda floresta pública de Rondônia será licitada

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) reuniu empresários do setor madeireiro e técnicos da área para detalhar o edital de concessão da Floresta Nacional (Flona) Jacundá, localizada nos municípios de Porto Velho e Candeias do Jamari. Esta será a segunda autorização para a realização do manejo florestal sustentável em Florestas Nacionais em Rondônia – o mesmo modelo já implantado na Flona Jamari.

Com a aproximação da data limite para a entrega das propostas, marcada para o dia 26 de julho, o gerente de concessões do SFB, Marcelo Arguelles, veio a Rondônia para tirar as dúvidas de empresários. A cidade de Ariquemes foi escolhida para sediar o encontro por ser um dos mais importantes polos madeireiros do Estado.

Arguelles explicou que concessão não se trata de privatização das florestas públicas, mas uma oportunidade de empresários realizarem o manejo florestal de forma racional dos recursos florestais. “Estamos propondo a sustentabilidade do setor madeireiro e de outros setores que utilizam os recursos florestais, através de um manejo adequado. Isso vai proporcionar geração de emprego e aumento da renda da região onde as concessões estão localizadas”, afirmou.

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA), Jonas Perutti, as concessões de florestas públicas são importantes até mesmo para a preservação do meio ambiente. “O empresário que ganhar a concessão vai ter o maior interesse em evitar o desmatamento e a extração ilegal da madeira, fiscalizando a área e utilizando apenas os recursos previstos no edital”, resumiu.

O chefe da Unidade Regional Purus Madeira, do SBF, Maurício Sacramento, explicou que a reunião com empresários faz parte do planejamento de divulgação do edital de concessão. “Queremos que os empresários do setor madeireiro de Rondônia estejam bem informados a respeito dessa concessão, para que eles possam estar preparados para entregar todos os documentos exigidos e tenham condições de fazer uma boa proposta, principalmente no aspecto técnico, com condições de exequibilidade para a utilização da Flona Jacundá”, explica.

Veiculo: http://www.correiodenoticia.com
Publicado em 02 de julho de 2012
Leia na integra: http://www.correiodenoticia.com/?secao=11&id=10615

0 comentários:

Postar um comentário